
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), planeja reforçar os programas sociais voltados à população em situação de vulnerabilidade nos 22 municípios do estado. A agenda social, determinada pela vice-governadora e titular da pasta, Mailza Assis, tem como objetivos enfrentar as desigualdades e consolidar a rede de proteção social.
A gestora ressalta que o Estado vem se empenhando em aprimorar o Sistema Único de Ação Social (Suas) para identificar as famílias de baixa renda e mapear quem mais necessita de apoio: “Contamos com a parceria de todos os gestores sociais nos municípios, com os prefeitos e a população, para que essas iniciativas tenham um impacto cada vez maior, chegando de forma eficaz às comunidades que mais precisam”.
Além disso, a agenda social abrange ações voltadas a crianças, adolescentes, jovens e idosos, por meio de abordagens inclusivas realizadas em colaboração com os conselhos. “Este é um trabalho que reúne muitas mãos; a participação dos conselhos da rede de proteção garante a representatividade de todas essas faixas etárias, de modo que eles exercem um papel fundamental na execução das medidas, assegurando que todos tenham acesso a oportunidades de desenvolvimento”, destaca.
Em Sena Madureira, nesta segunda-feira, 17, a agenda social será realizada em conjunto com o Município, por meio do programa Juntos Pelo Acre. Além de informações sobre os programas sociais, a SEASDH vai oferecer serviços como vestuário social, registro civil, atendimento do centro de referência em direitos humanos e atividades lúdicas para crianças.
“A força está na união, no melhor que cada um de nós pode fazer pelo próximo. Quando diferentes setores da sociedade se unem, é possível encontrar soluções mais eficientes e duradouras para os desafios que afetam a rotina dos cidadãos”, destaca Mailza.